Queimadas afetam três propriedades e quatro comunidades em Monteiro

Prefeitura alerta para evitar mais queimadas, principalmente na área rural (Foto: Divulgação/Prefeitura de Monteiro)

 

Pelo menos três propriedades foram afetadas por queimadas entre quinta (24) e sexta-feira (25) na cidade de Monteiro, no Cariri do estado. Nos dois momentos, o Corpo de Bombeiros foi acionado e não houve feridos. Os proprietários foram orientados a monitorar a situação para que o fogo não recomece.

Conforme levantamento da prefeitura, moradores das áreas próximas às comunidades de Pocinhos, Jabitacá, Queimadas e Serra Branca teriam sido afetadas com a inalação de fumaça.

“O que temos observado é que falta na população a conscientização de que com o fogo não se brinca. Mesmo que a pessoa coloque fogo no quintal, por exemplo, ela pode ocasionar um incêndio grave, embora sem intenção. Aquele fogo pode se espalhar e tomar grandes proporções, além de afetar o meio ambiente e a própria saúde da população do local”, comentou o secretário de Agricultura do município, Alfredo Viana.

Alerta contra queimadas

Segundo o secretário, nas áreas rurais existe ainda o costume de atear fogo para fazer a limpeza das pastagens, o que também colabora com incêndios em grandes proporções. “Nós estamos orientando as populações das áreas rurais para que não façam queimadas, porque o fogo pode se alastrar e ocasionar grandes incêndios como esses que levaram desespero a dezenas de pessoas, ao invés disso, prefiram fazer a limpeza manual que é mais segura a todos”.

Saiba o que fazer para evitar queimadas:

• Não jogar bitucas de cigarros na estrada ou em locais que possam gerar faíscas;
• Não depositar lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios ou na beira das BRs;
• Não queimar lixo;
• Evitar fazer fogueiras próximo a vegetação seca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Correio

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*