Lixo em frente às casas e odor pelas ruas. Essa é a situação enfrentada por alguns moradores de João Pessoa. Bairros como Castelo Branco, Tambaú, Cristo, Rangel, Vieira Diniz e Indústrias estão há alguns dias sem receber a coleta de lixo por parte da Prefeitura de João Pessoa.

A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que é responsável pela limpeza urbana de João Pessoa, disse que houve problema na coleta por causa do encerramento de contrato com a empresa responsável pelo trabalho.

A Emlur explica que, desde o fim do contrato, providenciou coleta emergencial e que nenhum bairro está sem coleta – mesmo com a reclamação de moradores de que ela está sem regularidade.

O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, disse que aguarda até esta quarta-feira (29) para a renovação do contrato e a chegada dos materiais de trabalho dos coletores.

Contrato emergencial

O atual contrato com a Marquise Ambiental venceu na segunda quinzena do mês de janeiro de 2020 e a licitação para contratar a empresa substituta esta em tramitação. Com isso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) contratou de forma emergencial a empresa EMS – Serviços Eireci, do estado do Ceará para manter regular a coleta domiciliar de alguns bairros da Capital.

O contrato emergencial terá a duração de seis meses ou até finalizar o processo licitatório. “Nossos esforços estão voltados para regularizar a coleta domiciliar e outros serviços em um dos lotes atendidos pela Empresa Marquise para que não haja prejuízo para a população”, esclareceu.

A empresa contratada emergencialmente vai atender a coleta de lixo domiciliar nos seguintes bairros: Rangel, Cristo Redentor, Funcionários I, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Anatólia, Quadramares, Portal do Sol, Cruz das Armas, Bairro das Indústrias, Jaguaribe, Distrito Industrial, Jardim Veneza, Loteamento Cidade Verde, Bairro Novaes, Altiplano, Castelo Branco, Vieira Diniz e Jardim Planalto, além da Orla Marítima – Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, Penha e Seixa.

Coleta de lixo atrasada ou sem regularidade

Nas imagens abaixo, moradores de vários bairros registraram o acúmulo de lixo em frente às casas e usaram as redes sociais para questionar a prefeitura, que não respondeu e só emitiu posicionamento acerca da polêmica ao ser procurada pela imprensa.

atraso na coleta de lixo
Bairro do Castelo Branco (Foto: Imagem compartilhada no WhatsApp por Janildes Andrade)

 


Bairro do Castelo Branco (Foto: Imagem compartilhada no Whatsapp por Janildes Andrade)

 


Bairro de Tambaú (Foto: Imagem compartilhada no Instagram por Taciana Nascimento)

Em uma postagem da Prefeitura de João Pessoa no Instagram, há outras reclamações sobre a situação da coleta de lixo na Capital.