Imagem: Divulgação Procon

“OPERAÇÃO NOVO NORMAL”: PROCON-PB FISCALIZA 267 ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE JOÃO PESSOA E MANDA RETIRAR ASSENTOS DOS CORREDORES DE SHOPPINGS PARA EVITAR AGLOMERAÇÃO

A operação “Novo normal” do Procon Estadual da Paraíba, fiscalizou 267 estabelecimentos comerciais entre os dias 13 a 17 deste mês, período da reabertura do comércio na capital paraibana com restrições de distanciamento, higiene e uso de máscaras de proteção. Alguns shoppings foram obrigados a retirar assentos localizados nos corredores e praças de lazer, para evitar aglomeração de pessoas.

De acordo com a superintendente, Késsia Cavalcanti, da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), os shoppings reabriram cumprindo as adequações, disponibilizando marcações para que os consumidores não sentassem próximos, mas, a fiscalização do Procon-PB verificou que os consumidores se aglomerando em sofás e bancos descumprindo as demarcações e norma de distanciamento e, por isso, foi preciso alertar os gerentes dos centros comerciais.

Outro problema encontrado em shoppings, após abertura do comércio, foi o flagrante de consumidores sem o uso de máscara de proteção dentro da loja e consumidores comendo nos corredores após a retira do alimento na praça da alimentação, “muitos consumidores ocuparam espaços não permitidos. No caso das compras de alimentos, esses consumidores devem ter pensado: ‘já peguei, é meu e eu como onde eu quiser'”, e, por isso, o Procon-PB alertou os shoppings para que intervenham na desobediência dos clientes.

Os fiscais do Procon-PB também flagraram alguns estabelecimentos atendendo fora do horário permito que vai das 9h às 15h no comércio em geral e das 12h às 20h nos shoppings. Késsia salienta que “o Procon-PB está atento fiscalizando e verificando não somente as práticas antigas irregulares, mas também os descumprimentos das novas normas”.

Durante a primeira semana da operação, a fiscalização esteve no Manaíra Shopping, Mag Shopping, Shopping Mangabeira, Shopping Tambiá, Shopping Pátio Altiplano, Shopping Cidade, Shopping Sebrae e nos comércios do Centro, Mangabeira, Aeroporto e Cabo Branco.

Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncia, o Procon-PB disponibiliza o WhatsApp (83) 98618-8330. Também está disponível o disque 151, que é gratuito e funciona de telefone fixo ou de celular. SITE do Procon-PB: www.procon.pb.gov.br ou as Redes socais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter @procongovpb.

Principais irregularidades foram: consumidores sem uso das máscaras de proteção no interior da loja, aglomerações, atendimento fora do horário permitido que é até às 15h no comércio em geral.

Da redação com Procon.pb.gov.br

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*